- Área: 0 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tuomas Uusheimo
-
Fabricantes: AutoDesk, Parmarine, Tiileri
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma adição à área do campus da Universidade de Helsinque no bairro de Kumpula, este edifício compreende espaços comuns e mais de 200 apartamentos para estudantes. O pequeno local é firmado em uma encosta íngreme e os edifícios da faculdade. Devido ao tráfego intenso, os apartamentos podiam ser parcialmente abertos apenas para o pátio. A galeria de acesso conforma a fachada principal do edifício, enquanto a fachada plissada protege os espaços internos do superaquecimento solar e dispersa os ruídos do tráfego intenso, para que não reverberem para a área residencial.
No sul, a fachada é fechada, e ao se aproximar do norte, a fachada é mais aberta e acolhedora. Além da alvenaria clara, essa fachada mais abstrata conecta o novo edifício residencial de maneira mais intuitiva aos edifícios universitários e de ensino universitário. Para enfatizar isso, a fenestração das outras fachadas é uma grade genérica.
Devido a implantação bastante inclinada, a entrada lateral para a rua fica no nível do subsolo, enquanto a entrada do pátio fica no 2º andar. A maioria dos espaços comuns fica no 1º andar, de forma que sejam visíveis nos dois níveis de entrada para incentivar a socialização e a participação dos alunos em eventos comunitários. Os espaços comuns também são conectados a uma escada em espiral que interliga os pisos e os níveis de entrada.